Esperanto
 
 
O Esperanto como Revelação - Capítulos V, VI e VII
 
 

   V - CRIAÇÃO DO ESPERANTO ENTRE OS ESPÍRITOS


   Novas perspectivas descerram-se, promissoras.
   Cercando-se de assessores eficientes, o construtor da unificação iniciou dilatados estudos e, conjugando as mais conhecidas raízes idiomáticas de vários povos, concretizou, em quase meio século de trabalho, a sublime realização.
   Auxiliado pelas numerosas equipes de colaboradores que se lhe afinavam com o ideal, o gênio da confraternização humana, que conhecemos por Lázaro Luís Zamenhof, engenhara, com a inspiração divina, o prodígio do Esperanto, estabelecendo-se a instituição de academias respectivas, nos planos espirituais conexos às nações mais cultas do Planeta.


   VI - CRIAÇÃO DO ESPERANTO ENTRE OS HOMENS


   Reconhecido o primor de mecanismo da língua que nascera por fator exato de aproximação das coletividades espirituais, avizinha-se o século XIX com enorme programa de serviço renovador.
   Caem bastiões do fanatismo e da ignorância.
   A pesquisa científica desvela novos rumos à mente popular.
   Aprestam-se enviados ao campo físico para o congraçamento dos homens.
   O barco de Fulton, a locomotiva de Stephenson, o telégrafo elétrico de Morse, o aparelho de Bell, as fotografias animadas dos irmãos Lumière, a linotipo de Mergenthaler e as ondas de Hertz prenunciam o submarino e o transatlântico, o automóvel moderno e o avião, o cinema e a grande imprensa, o telefone, a radiofonia e a televisão da atualidade.
   As profecias de Maxwell desbravam caminhos para as ciências atômicas.
   No cenário de resplendentes promessas, Allan Kardec, na missão de Codificador do Espiritismo, desvenda novos continentes de luz ao espírito humano, operando a revivescência do Cristianismo, e, tão logo se lhe derramam na Terra as claridades do primeiro livro revelador, em 1857, decide-se a reencarnação do grande mensageiro da fraternidade.
   Corporifica-se Zamenhof, em 1859, num lar da Polônia, então associada ao Império Moscovita, cujos povos congregados falavam e escreviam em quase duzentas línguas diversas.
   Retomando gradualmente as potencialidades que o enriqueciam na Esfera Superior, sentese amparado pelos mesmos amigos que o ajudaram na constituição do idioma internacional.
   E, ante as farpas da crítica e sob os latejos da ingratidão, atormentado, incompreendido pela maioria dos contemporâneos, ferido por muitos e apedrejado em seus sentimentos mais caros, recompõe o Esperanto para os povos terrestres, encetando nova estrada para a unificação mundial.


   VII - CONTRIBUIÇÃO MEDIÚNICA NA DIFUSÃO DO ESPERANTO


   Estranha-se comumente a atitude de muitos estudiosos desencarnados, recomendando, através de canais mediúnicos, o estudo da língua internacional.
   Decerto que o Esperanto não é disciplina religiosa, mas fascinante chave de percepção, descortinando filões inesgotáveis de cultura superior.
   Facilitar o entendimento é ato de caridade, e construir o futuro é serviço de confiança.
   Qualquer viagem, além das fronteiras em que nos desenvolvemos no torrão de berço, exige preparação.
   É inútil providenciar passaporte em favor de um analfabeto para inspeção demorada aos cursos da Universidade de Paris, tanto quanto desagradável colocar alguém nas telas maravilhosas do inverno suíço sem um trapo de lã.
   Aprender Esperanto, ensiná-lo, praticá-lo e divulgá-lo é contribuir para a edificação do Mundo Unido.


   Na próxima postagem seguirá os capítulos finais. Aguardem.

 
 
 
 
 
 
Fonte: O Consolador - Biblioteca Virtual
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.