Editorial
 
 
JANEIRO BRANCO
 
 

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental, idealizada pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco teve uma expansão para todos os estados do País.


O mês de janeiro foi escolhido para ser símbolo da campanha pelo fato de que culturalmente existe um clima de início de ciclos e renovação de projetos de vida, já o branco foi escolhido por ser a somatória de todas as cores e o ponto de partida de qualquer projeto. 


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, as doenças mentais e neurológicas atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que 23 milhões de pessoas precisam de algum atendimento em saúde mental. Pelo menos 5 milhões sofrem com transtornos graves e persistentes.

Segundo o psiquiatra e diretor-técnico do Hospital André Luiz, Roberto Lúcio Vieira, a psiquiatria é a área da medicina em que os ensinamentos espíritas mais conseguem aparecer. Isso porque, segundo ele, além de levar em consideração questões genéticas, assim como a medicina tradicional, os médicos espíritas, diante de um paciente com transtorno mental grave, levam em conta as vidas passadas. \"O adoecer é o caminho para cura. Temos percebido que muitos males, como os quadros graves de esquizofrenia, geralmente são de espíritos que, em outras vidas, abusaram muito do poder que tinham, cometeram homicídios ou tentaram o suicídio várias vezes. Quando eles adoecem nesta vida, é porque bateu a culpa da vida anterior\", explica Roberto.


Cuidar da saúde mental é essencial ao bem-estar integral do indivíduo, pois afeta diretamente a vida, os relacionamentos, as atividades e o convívio social. Portanto, colocar a saúde mental em debate no País é necessário, bem como é necessário  levar em consideração as causas desses transtornos que podem está ligada as vidas passadas, por esse motivo é preciso pedir ajuda, investigar e principalmente tratar, não podemos dizer que somente frequentando uma casa espírita os problemas se resolverão, é necessário também ajuda médica, é preciso um tratamento conjunto.


Joanna de Ângelis alerta para a complexidade da manifestação das enfermidades psíquicas:


Na mesma ordem estão os conflitos, os transtornos psicológicos e outros da área psiquiátrica. Mesmo quando a sua psicogênese se encontra na hereditariedade, nos fatores estressantes, nos socioeconômicos, nos psicossociais e emocionais, as causas reais se originam do ser espiritual, que é sempre o agente de todos os acontecimentos que dizem respeito ao ser humano.


(JOANNA DE ÂNGELIS, 2000, p. 38)


 


Nessa afirmativa, Joanna de Ângelis salienta a necessidade de considerar as “causas atuais das aflições” de uma pessoa que apresenta algum sofrimento psíquico, mas enfatiza que é o espírito a verdadeira fonte de seus males.


 


Fonte: JOANNA DE ÂNGELIS. Espírito. Autodescobrimento: uma busca interior.Psicografado por Divaldo Pereira Franco. Salvador: LEAL, 2000.


 


http://sites.correioweb.com.br/app/50,114/2013/08/26/noticia_saudeplena,145090/transtornos-mentais-podem-ser-reflexo-de-vidas-passadas.shtml

 
 
 
 
 
 
Fonte: CEF
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.