Editorial
 
 
DIA NACIONAL DO IDOSO
 
 

1º de outubro foi o dia instituído pela (ONU) Organização das Nações Unidas, em 1991, como o Dia internacional do idoso, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.


Até 2006, o Dia do Idoso no Brasil era comemorado no dia 27 de setembro, por causa de São Vicente de Paula, considerado o \"pai da caridade\" e patrono de todas as obras sociais. Ele nasceu na França, em 1581 e foi fundador da Congregação da Mis, juntamente com Luísa de Marillac, das Irmãs da Caridade. São Vicente de Paula morreu em 1660 e foi canonizado em 1737.


Também em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data, para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, ao convívio familiar, ao abandono, etc.


Entretanto no dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei, a lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, e em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.


Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.


Na cultura oriental o idoso é o membro da família detentor de sabedoria e merecedor de profundo respeito. Assim, conselhos são solicitados a ele, que possui não somente uma soma de anos, mas valores, experiências e sabedoria que guiam os mais jovens nos desafios e caminhos que a vida proporciona.


E nossa cultural ocidental? Como é tratado o nosso idoso?


É perceptível que mães e pais em idade produtiva são encarados como indivíduos sem problemas, que cumprem com suas obrigações no trabalho árduo de alimentar, vestir e educar seus filhos, porém, quando envelhecem os mesmos são considerados improdutivos, não trabalham mais, então surgem os conflitos de gerações nos lares, as mudanças de hábitos, as novas tecnologias, e assim devemos lembrar que tudo isso não podem prevalecer, sendo necessário que haja acima de tudo respeito.


Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, é abordado a piedade filial, a qual não pode ser negligenciada, uma vez que se encontra implícita no mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”. Honrá-los, outra coisa não é senão “respeitá-los, assisti-los nas necessidades, proporcionar-lhes repouso na velhice, cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco, na infância”. “Sobretudo para com os pais sem recursos” – continua Kardec – “é que se demonstra a verdadeira piedade filial.


O envelhecimento faz parte do curso natural da vida e acontecerá a todos aqueles que não morrerem antes de atingirem idades mais avançadas. Viver é envelhecer.


Infelizmente ainda existem pessoas idosas sendo submetidas a maus tratos que não são práticas presentes apenas em nossa cultura. Este é um problema global que recebeu atenção da Organização Mundial de Saúde, que na Declaração de Toronto para a Prevenção Global de Maus Tratos às Pessoas Idosas definiu maus tratos ao idoso “como qualquer ato isolado ou repetido, ou a ausência de ação apropriada, que ocorre em qualquer relacionamento em que haja uma expectativa de confiança, e que cause dano, ou incômodo a uma pessoa idosa. Estes podem ser de vários tipos: físico, psicológico/emocional, sexual, financeiro ou simplesmente refletir atos de negligência intencional, ou por omissão”.


Diante de tudo isso, nos perguntamos? O que devemos fazer?


É necessário conscientizar os mais jovens sobre a importância de cuidar de seus idosos, entende-se que cuidar do idoso é dar atenção, é enxergar as suas necessidades, é dar carinho e afeto.


A Constituição Federal de 1988 apresenta a família como base da sociedade e coloca como dever da família, da sociedade e do Estado “amparar as pessoas idosas assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida”.


Na questão 685 do Livro dos Espiritos, Kardec pergunta se homem tem direito ao repouso em sua velhice e os espiritos respondem que: Sim, ele não esta obrigado senão segundo suas forças e é perguntado novamente: Mas que recurso tem o velho necessitado de trabalhar para viver e não o pode? E a resposta é de que “O forte deve trabalhar pelo fraco; na falta da família, a sociedade deve lhe tomar o lugar: é a lei da caridade”.


O AMOR é a solução de tudo, amemos mais, e sobretudo cuidemos de quem cuidou de nós no periodo da infância e pelos anos seguintes, pois o tempo chega para todos e logo seremos nós que estaremos na condição de idosos.


 


Fonte:


Evangelho segundo o Espiritismo


Livro dos Espíritos


Planalto.gov.br


Vicentinos.org.br

 
 
 
 
 
 
Fonte: CEF
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.