Editorial
 
 
Educação versus Instrução
 
 

   Inspirados nos textos da articulista Marta Antunes e da expositora Dora Incontri, verificamos que ao avaliarmos a postura de educador insigne, do nosso codificador Allan Kardec, concluímos que a visão que o mesmo tinha quando encarnado, sobre o verdadeiro sentido da educação, era transcendental diante da dimensão do que escreveu no seu extraordinário e atemporal livro, Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública, editado em 1828, do qual destacamos o seguinte trecho contido nas páginas 11 e 12 do referido livro, publicado e traduzido para o português pelas edições Léon Denis, do Rio de Janeiro, em 2005.


   "Todos falam da importância da educação, mas esta palavra é, para a maioria, de um significado excessivamente impreciso [...]. Em geral nós a vemos somente no sistema de estudos, e este equívoco é uma das principais causas do pouco progresso que ela obteve. [...]


   A educação é a arte de formar os homens, isto é, a arte de neles fazer surgir os germes das virtudes e reprimir os do vício; de desenvolver sua inteligência e dar-lhes a instrução adequada às suas necessidades [...]. Em uma palavra, o objetivo da educação consiste no desenvolvimento simultâneo das faculdades morais, físicas e intelectuais. [...]"


   Uma ampla discussão vem sendo estabelecida sobre o tema educação versus instrução, momento em que a grandiosa "Proposta Pedagógica Espírita", conforme termo utilizado por Dora Incontri, contida nas cinco obras básicas de Allan Kardec, apresentadas à partir do ano 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, torna-se fundamental para que os quatro pilares da educação, quais sejam: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser, sejam alcançados dentro desta arte denominada "Educação Moral". 

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.