Editorial
 
 
"Educar com humanismo"
 
 

   Há dezoito anos, o nosso Centro Educacional Divaldo Pereira Franco, vem sendo mantido pelo Centro Espírita Fraternidade e a União Espírita Brumadense, captando recursos pecuniários na comunidade brumadense.


   A proposta pedagógica implantada foi inspirada em um antigo projeto idealizado pelo confrade Albertino Marques Barreto, desencarnado na década de 1980, continuando este, a nos inspirar na condição de espírito protetor desta iniciativa.


   A escolha do nome Divaldo Pereira Franco para o nosso Centro Educaional em referência, deve-se ao fato de o considerarmos um dos principais humanistas contemporâneos.


   O humanismo ganhou força com os pensadores do movimento denominado "Iluminismo", contando na atualidade  com várias vertentes de autores ilustres, tais como: Gonzáles Pecotche, Mário Rodrigues, Rogers, Neill, Mahoney, Altarejos, Fontrodona, Combs e Fromm.


   O humanismo propõe ao ser humano a realização de um processo de evolução que o leve a superar as suas qualidades até alcançar a excelência de sua condição humana, levando o indivíduo a sair do isolacionismo para se integrar a grande família humana, sem querer um mundo uniforme, mais sim um mundo múltiplo em etnias, línguas, crenças e costumes, utilizando a solidariedade, o trabalho em cooperação e a "não-violência" ativa como meios de atuação no mundo, dizendo que somente Deus está acima do ser humano e que nenhum ser humano está abaixo de outro.


   Na abordagem educacional o ensino humanista está centrado no aluno, que é levado a compreender os impulsos de sensibilidade que há em si, indo ao encontro de suas necessidades, suscitando a modificação no comportamento e nas atitudes, avaliando sua condição e projetando luz sobre aquilo que ignora.


   Apesar de existir uma corrente humanista ateísta, a que predomina é aquela que leva o ser a comunicar-se com Deus em profundo respeito, seja pela intuição inata, seja no enfrentamento dos problemas em suas raízes, ou na promoção do conhecimento que cria responsabilidade no uso da liberdade, alcançando qualidade de vida genuína, estabelecendo a primazia do ser sobre o ter, superando o consumismo e a competitividade egoísta, onde a convivência pacífica consigo mesmo, com Deus, com a sociedade, com o semelhante e a natureza, possa revelar a sabedoria que o ensino-aprendizagem podem alcançar na estrutura espiritual na própria experiência orientada nos princípios humanistas, que tem em Jesus e sua mensagem, a ética sustentável na preservação e formação da vida no seu sentido mais amplo...

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.