Dinâmicas
 
 
A Bala
 
 

   MATERIAL NECESSÁRIO
   * Balas.


   PREPARO DA TÉCNICA
   - Deixar espaço livre na sala, que comporte os participantes em círculo, de mãos dadas e braços esticados. 


    DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA
  Formar um círculo, com as pessoas em pé, de mãos dadas e braços esticados. O evangelizador deverá orientar as crianças que irá distribuir uma bala para cada criança porém, como eles estarão de mãos dadas, a bala de cada criança será aquela que estiver na mão direita (a que tiver na mão esquerda, obviamente será do colega ao lado).


   O objetivo é que cada criança descasque sua bala, porém sem soltar a mão do colega. Quando todos tiverem cumprido a tarefa, o evangelizador orienta que poderão chupar a bala, porém sem dobrar os braços, nem abaixar a cabeça (os braços deverão permanecer esticados!).


   ***


   Tecnicamente, eles deveriam trabalhar em dupla, ajudando um a descascar a bala do colega, e vice-versa. Para depois, com os braços ainda esticados, a dupla colocar a bala na boca de um amigo que está próximo (pois ambos têm que permanecer com os braços esticados).


   O ideal é que todos observem uns aos outros, suas tentativas, tentando cada um a seu modo alcançar o objetivo, respeitando sempre as normas do jogo. Caso alguma criança não tenha tentado, permanecendo-se imóvel, estimule-a a tentar concluir a atividade.


   Provavelmente alguns, tentarão burlar as normas, tentando dobrar os cotovelos, forçando o braço do colega, ou coisa do tipo. Corrija-os e observe-os.


 O evangelizador aguarda alguns minutos até que o grupo encontre uma estratégia coletivamente. Diante da dificuldade, ajude-os dando dicas... até que todos consigam chegar ao resultado final corretamente.


   Quando todos participantes estiverem com bala na boca, convidá-los a voltar para o círculo, na posição inicial e refletir com o grupo.


   Aproveite para mostrar a intenção desta dinâmica: a prática da solidariedade. O objetivo só foi devidamente alcançado quando a solidariedade entrou em ação. Um se preocupando em ajudar o outro. 


   Caso não tenham conseguido, de forma eficaz, terminarem a dinâmica, mostre como deveria ter sido feito. De mãos dadas com as crianças, ajude a criança ao lado descascar uma bala, e ambas, você e ela, deverão colocar a bala na boca de outro colega. Para que eles confirmem como é mais fácil a execução da brincadeira dessa forma, quando trabalhamos em grupo, refaça a atividade com todos, agora cientes de como se deve proceder.


   Finalize dando exemplos de solidariedade, do quanto essa virtude é importante para nossa boa convivência na sociedade, seja em casa, na escola, no clube, entre amigos, e até entre aqueles que não simpatizamos tanto.

 
 
 
 
 
 
Fonte: http://www.moodle.ufba.br
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.