Conteúdo Programático
 
 
Aula sobre "A verdade de cada um"
 
 

   Escolha um tema de preferência ou predileção de seu grupo de jovens ou crianças. Peça para eles darem opinião sobre determinado o assunto:
   - Qual “a sua opinião” sobre o filme .... tal?
   - Qual “a sua opinião” sobre a comida, sobremesa ou fruta ... tal?
   - Qual “a sua opinião” sobre o grupo musical ... tal?


   Muitas opiniões surgirão.


   Mas, afinal, como é em verdade o FILME ... tal?
  CADA OPINIÃO PODE APRESENTAR UMA PARCELA APREENDIDA DA REALIDADE POR CADA UM.


   Faça a seguinte prática:


   Prepare um cubo grande e pinte cada face dele com um cor.
   Cubra-o completamente com um tecido.
   Coloque-o sobre uma mesa e disponha os participantes, sentados em círculo em volta da mesa.
   Levante o pano e peça para que cada participante escreva, sem poder levantar-se da cadeira qual a cor do cubo.
   Recolha os papéis, depois faça uma lista com as respostas.


   Dependendo do ângulo que cada um estiver e a altura do cubo, talvez, duas faces ainda fiquem totalmente desconhecidas: a que estiver voltada para baixo, em contato com a mesa (certamente) e a que estiver voltada para cima (dependendo da altura do cubo em relação aos olhos). . .


   PARA UMA APREENSÃO COMPLETA DA REALIDADE NINGUÉM PODE VALER-SE APENAS DAS INFORMAÇÕES PARCIAIS OU INICIAIS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.


   Texto de apoio: O LIVRO DOS ESPÍRITOS
   628. Por que a verdade não foi sempre posta ao alcance de toda gente?
   “Importa que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado.
   Jamais permitiu Deus que o homem recebesse comunicações tão completas e instrutivas como as que hoje lhe são dadas. Havia, como sabeis, na antigüidade alguns indivíduos possuidores do que eles próprios consideravam uma ciência sagrada e da qual faziam mistério para os que, aos seus olhos, eram tidos por profanos. Pelo que conheceis das leis que regem estes fenômenos, deveis compreender que esses indivíduos apenas recebiam algumas verdades esparsas, dentro de um conjunto equívoco e, na maioria dos casos, emblemático.
   Entretanto, para o estudioso, não há nenhum sistema antigo de filosofia, nenhuma tradição, nenhuma religião, que seja desprezível, pois em tudo há germens de grandes verdades que, se bem pareçam contraditórias entre si, dispersas que se acham em meio de acessórios sem fundamento, facilmente coordenáveis se vos apresentam, graças à explicação que o Espiritismo dá de uma imensidade de coisas que até agora se vos afiguraram sem razão alguma e cuja realidade está hoje irrecusavelmente demonstrada. Não desprezeis, portanto, os objetos de estudo que esses materiais oferecem. Ricos eles são de tais objetos e podem contribuir grandemente para vossa instrução.”

 
 
 
 
 
 
Fonte: C.V.D.E.E.
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.