Os instrumentos de avaliação podem ser classificados em objetivos e subjetivos, segundo os indicadores selecionados. São instrumentos objetivos:
A) questionários (perguntas abertas e/ou fechadas);
B) escolha de uma resposta (falso-verdadeiro, múltipla escolha, associação etc.);
C) evocação de uma resposta (completar lacunas, numeração etc.);
D) ordenação de elementos (ordem correta, montagem, etapas sequenciais etc.);
Esses instrumentos atendem, em geral, aos indicadores quantitativos.
Os principais instrumentos subjetivos são:
A) instruções para escrever, justificar, desenhar, pintar, modelar, esboçar etc.;
B) dissertações ou respostas discursivas;
C) histórias para serem contadas, relatos de experiências, estudo de caso, análise de um problema etc.
Os instrumentos subjetivos são mais utilizados quando se pretende detectar valores qualitativos.
Em princípio, um instrumento de avaliação é considerado bom e representativo da realidade quando utiliza, de forma equilibrada, indicadores quantitativos e indicadores qualitativos.
CECÍLIA ROCHA em "Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil" - p. 26 e 27 - FEB - Rio de Janeiro - 2011. |