Atualidades
 
 
São Chegados os Tempos
 
 

   No capítulo XVIII, do livro A Gênese de Allan Kardec, o mestre lionês apresenta-nos esclarecimentos atualíssimos acerca do que se costuma chamar "o fim do mundo".


   Sugerimos a leitura reflexiva do referido capítulo para percebermos a extrema atualidade dos apontamentos ali inseridos. Allan Kardec considera que tudo na criação é harmonia; tudo revela uma previdência que não se desmente, nem nas menores, nem nas maiores coisas.


   A nossa época está designada para a realização de certas coisas, diremos que o nosso globo como tudo o que existe está submetido à lei do progresso.


   Esse progresso se realiza de duas maneiras: uma, lenta, gradual e insensível; a outra, caracterizada por mudanças bruscas, a cada uma das quais corresponde um movimento ascencional mais rápido, que assinala, mediante impressões bem acentuadas, os períodos progressivos da humanidade. Esses movimentos, subordinados, quanto às particularidades ao livre arbítrio dos homens, são, de certo modo, fatais em seu conjunto, porque estão sujeitos a leis, como os que se verificam na germinação, no crescimento e na maturidade das plantas.


   O progresso da humanidade se cumpre, pois, em virtude de uma lei. Todas as leis da natureza são obra eterna da sabedoria e da preciência divinas.


   A humanidade tem realizado, até ao presente, incontáveis progressos. Os homens, com a sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam alcançados, sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem estar material. Resta-lhes ainda um imenso progresso a realizar: o de fazerem que entre si reinem a caridade, a fraternidade, a solidariedade, que lhes assegurem o bem estar moral.


   A humanidade se transforma, como já se transformou noutras épocas, e cada transformação se assinala por uma crise que é, para o gênero humano, o que são, para os indivíduos, as crises de crescimento.


   A humanidade terrestre, tendo chegado a um desses períodos de crescimento, está em cheio, a quase um século, no trabalho da sua transformação.


   É no período que ora se inicia que o Espiritismo florescerá e dará frutos. Trabalhais portanto, mais para o futuro, do que para o presente.


   Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo digno do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundo inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem.


   A Terra, no dizer dos espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma da ordem natural das coisas.


   Os espíritos que encarnarão na Terra, quando esta deixar de ser um mundo de provas e expiações para se tornar um mundo de regeração, irão nascer, para comporem uma nova geração. Sem dúvida, neste sentido é que Jesus entendia as coisas, quando declarava: "Digo-vos, em verdade, que esta geração não passará sem que estes fatos tenham ocorrido". Assim decepcionados ficarão os que contem ver a transformação operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.