Esperanto
 
 
O que é Esperanto?
 
 

   O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre povos de diferentes culturas e idiomas. É a língua planejada mais falada no mundo. Ao contrário da maioria das outras línguas planejadas, o esperanto saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semilíngua (uso em algumas poucas esferas da vida social). Hoje é falada por pessoas ao redor de todo o mundo, o que faz dela uma língua internacional madura.


   Seu criador, o médico polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887, com a intenção de criar uma língua de mais fácil aprendizagem, que servisse como língua internacional, para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes). Contando com uma gramática simples e um vocabulário que podem ser aprendidos em um semestre, o esperanto cresceu em popularidade. Isso é evidente em sua vasta literatura internacional (mais de 25 mil livros) tanto quanto em revistas publicadas regularmente e gravações em diversos estilos de música.


   O esperanto é utilizado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia na aprendizagem dos demais idiomas. É recomendado pela Unesco e outros órgãos internacionais, por auxiliar o entendimento entre as nações e a paz mundial. Por este motivo, há grande incentivo ao Esperanto nos meios espíritas.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Wikipédia
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.