Esperanto
 
 
O Esperanto como Revelação - Capítulos VIII, IX e X
 
 

    VII - EXIGÊNCIAS DA SOLIDARIEDADE


   As criaturas que hoje se amesendam com o pão da carne serão amanhã as criaturas da vida real, acomodando-se, obrigatoriamente, aos valores do espírito. Desembaraçadas do coche físico, ainda mesmo quando temporariamente imobilizadas nas idéias antropocêntricas que lhes alimentavam os dias, acabarão apreendendo o imperativo da própria libertação, abrindo janelas interiores que lhes ventilem os pensamentos.


   Se um homem comum da atualidade, ocupando um avião a jato, pode retirar-se da América, descansar na África e conciliar negócios na Europa, no espaço de algumas horas, precisa senhorear várias línguas ou remunerar diferentes intérpretes para movimentar-se com segurança e proveito, imaginemos o homem desencarnado, na complexidade das sensações novas que o tomam de assalto, quando a ruptura da represa sensorial lhe extravasa os sentidos. A sede de comunicação e de solidariedade requeima-lhe o cérebro e comprime-lhe o coração.


 É imprescindível falar e ouvir, perceber e compreender, desonerar-se de condicionamentos antigos, quebrar velhas fórmulas, ajustar-se a mais amplas dimensões, expungir o passado e partir de si mesmo.


   IX - IDIOMA INTERNACIONAL E RELIGIÃO UNIVERSAL


   Atendamos, desse modo, nós outros, espiritualistas e espíritas, encarnados e desencarnados, ao incremento do Esperanto, em simultaneidade com o esforço de restaurar as colunas do Cristianismo, por santuário vivo da Religião Universal, em bases de amor e sabedoria, no terreno da Bondade Imensurável de Deus e Sua Justiça indefectível.


   Não importa estejamos, na condição de coidealistas do Esperanto, em sintonia com os nossos irmãos católicos, reformistas, ortodoxos, bramanistas, budistas, israelitas, sintoístas, maometanos, zoroastristas, ateus e de quaisquer outras confissões e convicções, porquanto, as correntes de idéias, como as fontes de níveis diversos que deságuam invariavelmente no mar, alcançam sempre o oceano da realidade imutável, em cujas águas as advertências da evolução nos impõem o reconhecimento da própria humildade ante a grandeza da vida, com a impersonalização de nossa fé.


   Desfraldemos, assim, o estandarte verde por símbolo de união!
   Em qualquer idade, aprendamos!
   Incompreendidos, prossigamos!
   Alegres, perseveremos!
   Esperanto quer dizer "o que espera".
   Marchando e servindo, crendo e amando, imperturbáveis, esperaremos.


   X - EM SAUDAÇÃO


   E agora, Zamenhof,
   Que um século termina
   Sobre a tua chegada
   Ao mundo em transição,
   Saudamos-te a grandeza
   Em preito reverente.
   Depois que deste aos homens
   A mensagem de luz
   Do Esperanto sublime,
   Guerras encarniçadas
   Açoitaram de novo
   As nações divididas.
   Mas do fundo da noite
   Em que a discórdia alonga
   Azorragues de treva,
   A estrela que acendeste
   Em verde resplendente
   Anuncia a união.
   E nós, Esperantistas,
   Trabalhando, dispersos,
   No chão de todo o Globo,
   Repetimos contigo:
   — Louvado seja Deus!
   Bendito seja o amor!...


FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Ditado pelo Espírito Francisco Valdomiro Lorenz
Mensagem psicografada em 19 de janeiro de 1959, em Uberaba, Brasil.


 
 
 
 
 
 
Fonte: O Consolador - Biblioteca Virtual
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.