Educação
 
 
"Fora da Educação não há Salvação" - São Cipriano (210 - 258)
 
 

    Bispo de Catargo* - Mártir do Cristianismo.


   Ney Lobo nos lembra, no seu livro "A Escola que Educa", parte do comentário contido na questão 894 de O Livro dos Espíritos, como se segue: "TODA PERFEIÇÃO ESPIRITUAL, UMA VEZ CONQUISTADA, TORNA-SE UM HÁBITO PERMANENTE, CUJOS ATOS PASSAM A SER PRATICADOS NATURAL E ESPONTANEAMENTE".


   A educação conforme a "Pedagogia da Espiritualidade", visa espiritualizar as disciplinas, que devem condensar na formação de hábitos espirituais, tais como, o hábito da caridade, o hábito da indulgência, o hábito da justiça, o hábito da honestidade, etc.


   A perfeição espiritual só é virtude quando se transforma em "hábito", quando então os atos correspondentes são praticados com um mínimo de esforço moral, espontaneamente, a tal ponto, que o próprio e verdadeiro homem virtuoso, até ignora que é virtuoso, um homem de bem.


   Allan Kardec definiu que a educação é a espiritualização da própria alma, considerando que educar é a arte de formar caracteres, a que incute hábitos, porquanto a educação é um conjunto de hábitos adquiridos. - O Livro dos Espíritos, questão 685a.


   Pensamento semelhante já era formado por Aristóteles, cerca de 11 séculos antes de Kardec, ao dizer que o hábito desenvolve e aperfeiçoa as virtudes. Os atos repetidos imprimem aos homens um caráter que corresponde a esses atos.


   A educação é a mais elevada e eficaz forma de caridade, se substituirmos a palavra caridade pela palavra educação, podemos aí afirmar que a educação é a caridade por excelência, plenamente praticada. Portanto, São Cipriano no século III, já observava que a "salvação" chega pela educação dos sentimentos.


   ***


   *Bispo de Catargo - São Cipriano.


   Cipriano, nascido Táscio Cecílio Cipriano, passou para a história não apenas como santo, mas também como excelente orador. A principal fonte sobre sua vida é a obra Vida de São Cipriano, escrita por seu discípulo Pôncio de Cartago.


   Converteu-se ao Cristianismo quando contava trinta e cinco anos de idade. No ano 249 foi escolhido para bispo de sua cidade e empenhou-se na organização da Igreja na África. Revelou-se extraordinário mestre de moral cristã. Uma das grandes figuras do século III, Cipriano, de família rica de Cartago, capital romana no Norte de África. Quando pagão era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que fora sensibilizado pela serenidade dos mártires cristãos. (Maiores informações www.pt.wikipedia.org)

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.