À pergunta o que é o educando, também podemos responder: o educando é o mesmo homem – e todos os homens – enfocado e visto sob o aspecto particular de sua evolução, considerada esta como o progressivo resultado da atuação dos agentes e fatores da educação através de sucessivas encarnações, mesmo depois do ciclo palingênico, até completar sua educação no derradeiro grau de puro Espírito.
Registramos a seguir outras concepções do educando, mais harmônicas com a que apresentamos acima.
1. Segundo HUMBERTO MARIOTTI, “o educando, à luz da Filosofia Espírita, é um ser palingenésico que já traz um processo espiritual anterior”.
2. No Projeto de “Filosofia do instituto Espírita da Educação” de São Paulo destacamos o seguinte conceito:
- “O educando é um ser reencarnado que se apresenta com:
a) os instintos bio-psíquicos da espécie ligados a fatores hereditários; a complexos e traumatismos decorrentes da formação familial e outras relações da infância; a prejuízos provenientes de informações falsas e dados sócio-culturais deformados;
b) cargas inconscientes de vivências anteriores maléficas e benéficas, prontas a aflorar na consciência mediante estímulos atuais; percepções e moções reprimidas pela censura pessoal e familial e introjetadas, alterando o comportamento; reminiscências e anseios de frustrações do passado reencarnatório aflorando no presente em formas ídeo-emotivas;
c) impulsos ou instintos espirituais determinantes de suas aspirações atuais; experiências e conhecimentos latentes e prontos a eclodir mediante estímulos adequados; posição e atitude perante a vida, o mundo e os semelhantes, decorrentes desses diversos vetores ídeo-emocionais latentes”.
3. Do Prof. HERCULANO PIRES, mestre admirável, colhemos as seguintes preciosidades lapidares:
- “Na Pedagógica Espírita a concepção real do educando vai muito além da concepção pedagógica habitual ou comum. A primeira e mais simples definição do educando que ela nos dá provoca um choque e muitas vezes ema repulsa dos que a recebem: o educando é um reencarnado”;
- “O educando é um reencarnado – e isso provoca uma revolução, põe abaixo o mundo das hipóteses e dos sistemas contrários, provoca a ira dos teólogos, assombra os pedagogos e os educadores que cochilam há anos ou séculos sobre o leito bem arrumado das suas verdades feitas. O choque os faz saltar da cama e protestar contra a realidade absoluta. Como? Então uma criança inocente, ingênua, que abre os seus olhos para o mundo pela primeira vez, que aprende aos poucos as ciências do mundo, já viveu numa existência anterior, foi adulta, aprendeu muitas coisas e esqueceu-as todas? [...]. Essa afirmação de que o educando é um reencarnado é uma heresia pedagógica”;
- “A pedra fundamental da Pedagogia Espírita está lançada e não podemos retirá-la: o educando é um reencarnado”.
NEY LOBO em “Filosofia Espírita da Educação e suas Consequências Pedagógicas e Administrativas” – volume 1 – p.133 a 135 – FEB Editora – Rio de Janeiro – 2002. |