Educação
 
 
O Educando é
 
 


            À pergunta o que é o educando, também podemos responder: o educando é o mesmo homem – e todos os homens – enfocado e visto sob o aspecto particular de sua evolução, considerada esta como o progressivo resultado da atuação dos agentes e fatores da educação através de sucessivas encarnações, mesmo depois do ciclo palingênico, até completar sua educação no derradeiro grau de puro Espírito.


            Registramos a seguir outras concepções do educando, mais harmônicas com a que apresentamos acima.


1.    Segundo HUMBERTO MARIOTTI, “o educando, à luz da Filosofia Espírita, é um ser palingenésico que já traz um processo espiritual anterior”.


2.    No Projeto de “Filosofia do instituto Espírita da Educação” de São Paulo destacamos o seguinte conceito:


- “O educando é um ser reencarnado que se apresenta com:


a)    os instintos bio-psíquicos da espécie ligados a fatores hereditários; a complexos e traumatismos decorrentes da formação familial e outras relações da infância; a prejuízos provenientes de informações falsas e dados sócio-culturais deformados;


b)    cargas inconscientes de vivências anteriores maléficas e benéficas, prontas a aflorar na consciência mediante estímulos atuais; percepções e moções reprimidas pela censura pessoal e familial e introjetadas, alterando o comportamento; reminiscências e anseios de frustrações do passado reencarnatório aflorando no presente em formas ídeo-emotivas;


c)    impulsos ou instintos espirituais determinantes de suas aspirações atuais; experiências e conhecimentos latentes e prontos a eclodir mediante estímulos adequados; posição e atitude perante a vida, o mundo e os semelhantes, decorrentes desses diversos vetores ídeo-emocionais latentes”.


3.    Do Prof. HERCULANO PIRES, mestre admirável, colhemos as seguintes preciosidades lapidares:


- “Na Pedagógica Espírita a concepção real do educando vai muito além da concepção pedagógica habitual ou comum. A primeira e mais simples definição do educando que ela nos dá provoca um choque e muitas vezes ema repulsa dos que a recebem: o educando é um reencarnado”;


- “O educando é um reencarnado – e isso provoca uma revolução, põe abaixo o mundo das hipóteses e dos sistemas contrários, provoca a ira dos teólogos, assombra os pedagogos e os educadores que cochilam há anos ou séculos sobre o leito bem arrumado das suas verdades feitas. O choque os faz saltar da cama e protestar contra a realidade absoluta. Como? Então uma criança inocente, ingênua, que abre os seus olhos para o mundo pela primeira vez, que aprende aos poucos as ciências do mundo, já viveu numa existência anterior, foi adulta, aprendeu muitas coisas e esqueceu-as todas? [...]. Essa afirmação de que o educando é um reencarnado é uma heresia pedagógica”;


- “A pedra fundamental da Pedagogia Espírita está lançada e não podemos retirá-la: o educando é um reencarnado”.


            NEY LOBO em “Filosofia Espírita da Educação e suas Consequências Pedagógicas e Administrativas” – volume 1 – p.133 a 135 – FEB Editora – Rio de Janeiro – 2002.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.