Educação
 
 
Pedagogia do amor
 
 

   De um punhado de discípulos, humildes pescadores, e alguns outros que se agregaram ao primeiro grupo de Jesus, expandiu-se o movimento cristão que impregnou com suas marcas a civilização ocidental e ainda prossegue conquistando corações.


   Assim, de pequenos grupos idealistas e fiéis a uma idéia regeneradora – a da Educação pelo amor – há de desabrochar um movimento que vai iluminar o mundo nos próximos séculos!


   Não dizemos isto porque sejais privilegidos como obreiros desta construção – a Seara é do Mestre e de todos, encarnados e desencarnados, permutamos o mesmo propósito de servir a esta causa, sob a inspiração de Jesus – o pedagogo maior!


   Mas dizemo-vos estas palavras, para que vossa esperança não se turbe ante as dificuldades naturais de tal empreendimento!


   Deixai que vosso coração arda na chama da Educação, para que contagieis vosso ambiente, abrais espaço em outros corações e arrasteis outras mentes neste propósito sublime!


   A Educação pelo amor – essa que deve tocar as fibras mais íntimas do ser, para remetê-lo à sua própria essência, para que ele reconheça como consciência livre e responsável, espelho da Divindade!


   A Educação do Espírito – essa que promove o diálogo profundo entre duas almas, educador e educando – diálogo que gera a luz do progresso interior.


   A Educação Espírita – essa que põe diante dos olhos da criatura seu destino imortal, suas potencialidades infinitas e a grandeza imensurável da Criação...


   Educar o Espírito pelo amor é talvez a mais simples e justa definição de Educação Espírita. É a renúncia à violência, ao autoritarismo, à indiferença. Impregnando-se de amor e reverência pelo outro – o educador desta Pedagogia é capaz de se tornar um agente de evolução alheia, proporcionando ao mesmo tempo ao seu próprio espírito a oportunidade de crescer em virtude, paciência e compreensão!


   Para atingir este estágio de educador pleno, basta que o Espírito se descubraele próprio como portador do germe divino, como criatura herdeira de Deus!


   Confiança no ser humano, alegria existencial contagiante e entusiástica, firmeza de convicção – são consequências naturais dessa conversão íntima, por que deve passar quem deseja ser educador de fato!


    Nenhum retrocesso, nenhuma recaída nas antigas e viciosas tendências autoritárias se darão no íntimo de quem realmente compreendeu que educar é amar, estimular, confiar e elevar!


   Nós, os Espíritos que humildemente servimos a esse ideal de Jesus, também procuramos despertar essas conversões, transformando mentes refratárias em mentes absorventes de novos padrões de elevação moral! Nós também semeamos idéias e vibrações, que suscitem outras idéias e mais altas vibrações, para que a humanidade possa finalmente se beneficiar deste modelo educacional, que, na verdade, transcende todos os modelos, porque onde há amor, há deliciosa liberdade de ser!


   Caminhai firmes por essas trilhas e anunciai aos homens a Pedagogia nova e antiga, praticada por todos os Espíritos Superiores, mais ainda ignorada pela massa humana: a Pedagogia do amor!


   Deus esteja em nossos corações!


Maria Montessori, 08/11/1998.

 
 
 
 
 
 
Fonte: A Educação segundo o Espiritismo
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.