Editorial
 
 
EDUCAÇÃO
 
 

Jesus apresentou-se perante a humanidade como mestre e salvador.


         Toda vida do divino mestre foi uma epopéia gigantesca de educação das almas para o reino de Deus.


         O alvo do trabalho pedagógico de Jesus, em todas as situações e lugares, sempre foi o sentimento humano.


         Jesus atribuiu a si a denominação de mestre. Assinalemos que foi o único título com que se adornou. Apenas quis ser mestre: ``um só é o vosso mestre, a saber – o Cristo. Portanto, a ninguém mais chameis mestre senão a mim. ``


         Jesus é mestre excelso, o educador incomparável.


         O papel do mestre é educar. Considera o autor Vinícius que educação é o desenvolvimento dos poderes psíquicos ou anímicos que todos possuímos em estado latente.


         Pestalozzi define educação como o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades do indivíduo.


         Parafraseando o codificador fora da educação, dessa, educação que se transmuda em cada indivíduo em auto-educação, não haverá redenção possível. Devemos cuidar da educação do nosso coração com o mesmo interesse e esmero que cuidamos do nosso cérebro, se é vergonha a ignorância intelectual, mais ainda é a ignorância moral.


         Os pais geralmente se preocupam com a carreira que os filhos deverão seguir, no entanto, deixam de atentar para a questão fundamental da vida, antes de tudo, e acima de tudo, os pais devem curar da educação moral dos filhos.


         Pais, lembrai-vos da vossa responsabilidade como mentores dos vossos filhos. Preceptores e mestres, pesai bem o compromisso que assumis no desempenho da tarefa dando as mãos uns aos outros, como legítimo expoentes do lar e da escola, as duas colunas em que a sociedade se apoia, os dois templos augustos, os dois santuários onde se exerce o verdadeiro sacerdote.


         O conhecimento se tornou acessível a quantos queiram, ao contrário, no passado poucos tinham acesso ao conhecimento, apenas os ricos, curso superior era feito somente fora do país pela carência de faculdades, os livros peças valiosas, eram adquiridos e produzidos com dificuldade. Hoje, com os avanços tecnológicos, o conhecimento chega de diferentes formas e em questão de segundos, o que logicamente não dispensa o nosso bom e querido livro.


         A geração atual não é mais carente de conhecimento e sim, extremamente carente de sentimento.


         Para Allan Kardec, na questão 685 de O Livro dos Espíritos ``educação é o conjunto de hábitos adquiridos``, ou seja, a educação moral em cada pessoa não é o conjunto de conhecimentos adquiridos pela inteligência, é sim, o conjunto de valores íntimos (sentimentos e caráter).


         As ciências pedagógicas do mundo ainda estão mais preocupadas com  educação da inteligência do que com a educação do sentimento.


         O Evangelho de Jesus, sendo o código divino de sabedoria e de amor é primordial para a educação do coração.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espirita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.