Dinâmicas
 
 
Grupos Solidários
 
 

      Material Necessário:


   * Folhas de ofício; * Lápis; * Lápis coloridos ou gizes de cera.


   Solicite as crianças que formem 3 grupos. Deixe-as livres para que os formem voluntariamente.


   Para o primeiro grupo forneça uma pilha de folhas de ofício em quantidade suficiente para todas as crianças e alguns poucos lápis, em número menor do que a quantidade de crianças do referido grupo.


   Para o segundo grupo disponibilize uma quantidade superior de folhas de ofício, colocadas em pilha, idem para a quantidade de lápis (muitos) e lápis coloridos, ou giz de cera, o que for mais prático.


   Já para  terceiro grupo viabilize pouquíssimas folhas e alguns lápis coloridos.


   A seguir, solicite aos membros dos grupos que façam desenhos que caracterizem exemplos de caridade e solidariedade. Determine o tempo para o término do desenho e posterior avaliação dos mesmos.


   Nesse momento, evite estar disponível na sala para maiores esclarecimentos, faça com que os alunos sintam-se sozinhos e totalmente à vontade, não faça nenhum tipo de interferência, permita-os conversarem, se manifestarem até o término do tempo pré-estabelecido. Se solicitarem algum esclarecimento, diga que não pode falar mais nada até o final da atividade. É norma do jogo... Provavelmente eles solicitarão insistentemente mais materiais, contudo, permaneça em profundo silêncio, só gesticule que não pode falar... Fique mudo, só gesticulando quando for interpelado, assim, logo eles entenderão o espírito da brincadeira.


   Ao término do prazo, solicite que os grupos mostrem para os demais, os desenhos realizados, explicando o que quiseram manifestar com a pintura. O evangelizador se quiser poderá interagir, reforçando os bons exemplos desenhados... E observe...


  O ideal, é que todas as crianças tenham feito um desenho cada, estando ao final, devidamente coloridos. Contudo, talvez algumas não tenham realizado a atividade por falta de folhas no seu grupo, outros tenham somente traçado a lápis o desenho e outros provavelmente o terão feito com pintura e tudo. Caso essa possibilidade se confirme, explane sobre o egoísmo e solidariedade.


   Primeiramente faça-os refletir sobre a não realização correta da atividade. Eles justificarão que em alguns grupos faltou material, contudo eles próprios deveriam ter solicitado ao outro grupo, o auxílio, o empréstimo do referido material, pois em nenhum momento, o evangelizador falou que era uma competição entre grupos, essa foi uma dedução dos próprios alunos, por serem competitivos!!!


   Explore essa observação anterior e adentre contundentemente no tema egoísmo. Leve-os a refletir que eles tinham a possibilidade de repartir o material, pois em nenhum momento foi dito que isso não era permitido, somente foi solicitado que realizassem os desenhos temáticos! Ou seja, o comportamento que eles demonstraram foi um comportamento egoísta! E a competitividade é uma manifestação egoísta, pois objetiva-se ganhar, uma pessoa ou um grupo, em detrimento dos demais. Eles são tão egoístas que acharam que se tratava de uma competição! O egoísmo está tão entrenhado na personalidade que automaticamente agimos de forma egoísta sem percebermos!


   Mas, se essa possibilidade não se confirmar, utilize do reforço positivo. Mostre que esse comportamento poderia ter sido manifestado, porém eles agiram da forma correta, solidária! Denota o quanto eles são solidários!

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.