Dica de Leitura
 
 
Estamos Prontos
 
 

   "A moralidade nos vem naturalmente. É um equívoco acreditar que o código de valores morais do homem surgiu do nada, ou que é fruto apenas de heranças culturais, legados de antigas crenças, costumes ancestrais, tradições religiosas e filosóficas, ou mesmo de relatos mitológicos orientais e ocidentais. Foi a Natureza que criou as bases para a vida em sociedade exatamente como a conhecemos, e não o homem. O ser humano só aprimorou algo que já constava em germe em seu foro íntimo. A unidade da Natureza é reflexo do Poder Celestial. [...]


   A moralidade, atributo que por muito tempo se acreditou ser, acima de qualquer outra coisa, humano, está presente em germe nos primatas não humanos. Há neles os embriões da moral, como altruísmo, carinho, bondade, justiça, solidariedade, reciprocidade, cooperação e até mesmo a noção de gratidão. Não que eles sejam seres morais como nós, na condição de humanos da atualidade; todavia, não há dúvida de que neles existem, de forma intrínseca, os instrumentos básicos com que se possa instituir um princípio ou edificar um sistema de ordem valorativa. [...] 


   Não existe problema algum em competir e concorrer, nem aspirar aos feitos das pessoas e/ou almejar por igual sucesso; a única falta ocorrerá se utilizarmos um modo destrutivo de competição e métodos de politicagem que produzam danos e efeitos negativos à sociedade [...].


   De acordo com estudiosos do comportamento, os que se sentem afrontados pela presença de homossexuais devem buscar no âmago de si mesmos certos conteúdos ignorados de sua sexualidade e questionar-se sobre as razões que justificam tal afronta. Ao contrário dos homofóbicos e preconceituosos, indivíduos em paz com seus caracteres sexuais aceitam a sexualidade de outrem com respeito e naturalidade [...].


   Respeito é diferente de adesão. Somente com respeito é que poderemos ter uma sociedade mais justa e igualitária, como esclarece o grande Agostinho de Hipona na afirmação: 'Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos.' [...]


   Esconder os próprios sentimentos e intenções é perfeitamente compreensível. Em alguns casos isso acontece quando existem conflitos de interesses e é vantajoso manipular os outros. Tal afirmação parece estranha, mas a própria Natureza se encarrega de confirmar isso. São inúmeros os casos de animais e plantas que dissimulam para conseguir alimento ou livrar-se dos predadores. O grande problema é quando a dissimulação está imersa em má-fé (deslealdade, fraude, perfídia, toda ação maldosa praticada conscientemente)[...].


   No mundo pessoal, uma das batalhas mais intensas que temos de encarar com nós mesmos é a de abrirmos mão da necessidade autoritária de estarmos sempre certos. Comumente, só quando desistimos dessa postura arrogante é que compreendemos que o duelo no 'jogo do poder' é uma luta inglória. No momento presente, não precisamos mais dos comportamentos de 'machos alfas', que demonstram seu domínio rosnando coléricos; ou ameaçam arreganhando os dentes e dilacerando, até que sua superioridade seja posta à prova diante de outro integrante do grupo. Se o indivíduo não adquirir o domínio necessário sobre si mesmo, poderá viver como um tirano ou um déspota, querendo controlar o mundo exterior.[...]"


   Trechos extraídos do livro Estamos Prontos, autoria Hammed (espírito), psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto, editora Boa Nova.

 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.