Dica de Leitura
 
 
A Educação Segundo o Espiritismo
 
 

   O livro mais vendido de Dora Incontri, já em 8ª edição, tornou-se um clássico na literatura espírita. Baseado em pesquisas, experiências pessoais e inspirações mediúnicas, este livro é indispensável a qualquer reflexão pedagógica séria, que leve em conta a dimensão espiritual do homem a ser educado. A obra é dividida em cinco partes: Filosofia da Educação, O Educador, O Educando, A Prática da Educação e A Educação Segundo os Espíritos. Cada ítem é desdobrado em vários capítulos e o último contém mensagens psicografadas de grandes educadores, como Pestalozzi, Rousseau, Comenius, Montessori, etc.


   “A primeira questão que se põe ao tratarmos da Educação é a do ser do homem. O objeto, o meio e o fim da Educação é o homem – por isso importa antes de mais nada refletirmos sobre a sua origem, sua natureza e sua finalidade. (...) Toda busca do conhecimento humano nada mais é que a busca do homem em conhecer a si mesmo.


   O Espiritismo busca e oferece uma síntese, porque se propõe a levar em conta os dados de todas as áreas do conhecimento. Ele mesmo se constitui em doutrina tríplice (Ciência, Filosofia e Religião) e incorpora o princípio da evolução do conhecimento. Assim, o que hoje afirmamos sobre o homem como verdade poderá adquirir amanhã novas dimensões conceituais, pelo avanço das pesquisas humanas e pelo progresso da capacidade do homem em compreender a si mesmo e ao universo. (...)


   Por sua natureza tríplice, por sua origem divina e por sua destinação eterna, todos os homens são iguais. Por sua filiação a um mesmo Pai, todos os homens são irmãos. Mas por sua individualidade, todos os homens são diferentes.


   A igualdade de direitos, que é uma conquista da nossa civilização democrática, (pelo menos no papel das constituições), não deve ser confundida com massificação das individualidades, que é um erro da nossa sociedade de massa. Um dos mais legítimos direitos do homem é o de desenvolver e expressar a sua própria individualidade. Esta oportunidade só a Educação, entendida em suas finalidades reais, pode proporcionar.


   Educação é toda influência exercida por um Espírito sobre outro, no sentido de despertar um processo de evolução. Essa influência leva o educando a promover autonomamente o seu aprendizado moral e intelectual.


   (...) Amar alguém é conhecê-lo profundamente, é interessar-se pela sua felicidade e pelo seu progresso. Por isso, o amor verdadeiro é sempre educativo e a Educação verdadeira é sempre um ato de amor. O amor não é um apetrecho, um aspecto da Educação. A relação entre amor e Educação é intrínseca, indissociável.


   Essa relação educativa pode se dar em qualquer relação humana. Não ocorre apenas entre o adulto e a criança. Pode até ser invertida: uma criança pode educar um adulto, na medida em que, sendo um espírito mais evoluído, produza uma influência benéfica sobre ele. Um verdadeiro líder religioso ou político é um educador, quando provoca uma transformação positiva em seus seguidores. Um amigo mais consciente espiritualmente pode educar outro amigo. Uma esposa educa um marido e vice-versa. Todas às vezes em que um ser humano desperta algum bem no outro se dá um ato de Educação – tenham disso os protagonistas consciência ou não.(...) ”


   Trechos extraídos do livro, Educação Segundo o Espiritismo, autoria de Dora Incontri, editora Comeniuns.

 
 
 
 
 
Fonte: Dora Incontri
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.