Curiosidades
 
 
Anunciada descoberta de partícula que permite explicar a origem do Universo
 
 

   Cientistas anunciaram a descoberta de uma partícula que promete um novo entendimento das origens do Universo, é a chamada partícula de Deus.


   A partir do anúncio desta quarta-feira, dia 04/07 o homem pode conhecer melhor os mistérios da origem do Universo. Centenas de físicos comemoraram. Em Genebra, na Suíça, e em várias partes do mundo.


   Um deles não conteve o choro. O inglês Peter Higgs, físico teórico de 83 anos, que em 1964 defendeu a existência de uma partícula desconhecida, que explicaria por que os corpos no Universo possuem uma massa.


   Ao tentar isolar os menores componentes da matéria, os físicos descobriram várias séries de partículas elementais. Estas 12 partículas interagem entre elas, por intermédio de mensageiros, chamados bósons. Um deles é o fóton, que porta a radiação eletromagnética, e outro é o glúon, que proporciona a coesão dos núcleos atômicos. Porém, o fóton, que viaja à velocidade da luz, não tem massa. No entanto, nossa experiência nos faz sentir a presença da matéria, composta por átomos.


   De onde vem essa massa? Os cientistas explicam que não provém propriamente das partículas. Em 1964, por dedução, o físico britânico Peter Higgs postulou que existia o bóson que hoje leva seu nome e que devia dar sua massa a outras partículas.


   "A ideia é que existem partículas que se chocam permanentemente com bósons de Higgs. Estes choques freiam seu movimento, que se torna mais lento, e dão a eles a aparência de uma massa", explica o físico e filósofo Etienne Klein.


   Klein compara este fenômeno com um homem que tenta passar correndo em meio a uma multidão, que freia sua corrida e faz com que diminua sua velocidade. Também compara o campo de Higgs com uma espécie de cola em meio à qual se encontrariam relativamente aderidas as partículas, o que seria percebido como uma massa.


   Quarenta e oito anos depois, o Bóson de Higgs, como ficou conhecida a partícula, pode ter sido identificado nos laboratórios do centro europeu de pesquisas nucleares. Duas equipes diferentes e independentes chegaram aos mesmos resultados.


   O Bóson de Higgs ganhou o apelido de partícula de Deus, porque seria ele o responsável por dar massa a cada coisa e a permitir que a matéria exista como nós a conhecemos. Era o elemento que faltava para a física contemporânea fechar o modelo padrão do Universo.


   Muitos testes ainda deverão ser feitos para a comprovação científica de que a nova partícula descoberta seja a mesma da intuição de Higgs, a partícula elementar, capaz de gerar matéria. O físico inglês considerou incrível que esse dia tenha chegado com ele ainda vivo.

 
 
 
 
 
 
Fonte: g1.globo.com/jornaldaglobo
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.