Contos
 
 
O Peregrino
 
 

    Conta essa história que um senhor, nascido e criado em um dos estados brasileiros, depois de assimilar a luz que emana do Evangelho redivivo pelo Espírito de Verdade, renunciou a tudo e tomou a iniciativa de peregrinar pelas cidades do seu estado, levando às ruas a palavra redentora do Evangelho à luz do Consolador. Desde então, passou a viajar no lombo de um burro, visitando os arrabaldes e as grandes cidades.


    Transformando as praças públicas em tribuna, realizava suas pregações.


   Com o verbo inspirado pelo Espírito amigo que o acompanhava, conseguia inflamar os corações na compreensão da Boa Nova, despertando a fé e a esperança. Os anos foram correndo no relógio do tempo; sua amorosidade no trato com as pessoas que dele se aproximavam provocava um bem estar que todos sabiam reconhecer.


  Tornara-se conhecido em todo o estado; suas sementes germinaram: muitas famílias das cidades que visitava passaram a se reunir estudando a Boa Nova.


   Certa vez, chegando a uma das cidades que visitava periodicamente, próximo a uma faculdade, viu um grupo de jovens reunidos e resolveu aproximar-se. Amarrou o animal em uma árvore, tirou do alforge o livro O Evangelho segundo o Espiritismo, amarelado pelo tempo. Ao abrir suas páginas, um dos jovens o reconheceu e, antes que proferisse qualquer palavra, asseverou:


    - Não perca seu tempo, meu velho, aqui você não vai conseguir converter ninguém!


    Surpreso com a atitude do rapaz, afirmou:


  - Meu filho, eu jamais em minha vida tentei converter alguém. Aliás, só a razão pode converter. Eu apenas exponho o conhecimento; o raciocínio daqueles que me ouvem é que os leva a se converterem, dependendo do grau de discernimento de cada um.


    Admirado com a sabedoria do velho, o jovem retrucou, sorrindo:


    - O senhor tem o verbo fácil, porém, todos os que aqui estamos seguimos a tradição de família. Já possuímos as nossas convicções religiosas e não mudamos.


    - Então, só me resta abençoá-los e seguir o meu caminho.


   Quando se preparava para montar o lombo do burro, um dos jovens fez-lhe uma pergunta:


   - Eu ouço falar do senhor há muito tempo; dizem que peregrina pelo mundo a fora há mais de vinte anos. Responda-me uma coisa: esse burro o acompanha todo esse tempo?


    - Sim! Meu filho, ele tem sido meu fiel companheiro durante todos esses anos!


    O jovem, em tom de ironia, questionou:


    - Diga-me? Pelo menos a ele conseguiu converter para a sua fé?


    O velho peregrino coçou a cabeça, olhou para os jovens e, assimilando o clima de ironia à sua volta, arrematou:


   - Não! Meu filho, ele não muda. Não consegue raciocinar. Seu instinto o obriga a seguir a tradição de família.


   Os jovens ficaram entreolhando-se,  enquanto o velho peregrino se afastava montado no lombo do burro.


    ***


    Não é de se estranhar o comportamento dos jovens, pois, as religiões, na Terra, sempre foram tratadas pela maioria dos fiéis como um requisito social ou apenas uma tradição, cada um segue a sua, segundo os costumes da raça ou da família.


    Jesus, em momento algum propôs qualquer culto ou religião, revelou e exemplificou ao homem o comportamento ideal para a construção da felicidade. Não foi um místico, porque viveu entre o povo e não praticou nenhum ritual e afirmou que um dia todos fariam o que ele fez. Demonstrou como usar a força da fé sobre os elementos sem desrespeitar as leis naturais da vida; ao contrário, revelou-as ao homem, aproximando-o do conhecimento da sua real natureza.

 
 
Fonte: Trecho extraído do livro "Perdão, o caminho da felicidade!"
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.