Conteúdo Programático
 
 
Pré-juventude e Juventude - 13 a 21 anos
 
 

   O pensamento abstrato:
  Teoricamente, a turma de 13 anos em diante está adquirindo a capacidade de trabalhar o pensamento formal, abstrato. Enquanto o pensamento de uma criança na fase anterior envolve objetos concretos, o adolescente já pode imaginar possibilidades. Mas lembre-se que a idade não é um parâmetro fixo. Vamos encontrar muitos adultos que ainda não trabalham bem o pensamento abstrato. Analise a sua turma e procure conhecer as particularidades de cada um.


  Estimule o raciocínio, trabalhando a razão, aprofundando o aspecto científico e filosófico da Doutrina.


   Trabalhos em grupos, pesquisas:
  Estimule trabalhos em grupos, pesquisas, trocas de idéias, o desenvolvimento da razão e da lógica, levando-os a compreender a necessidade do desenvolvimento moral. Sentimento e razão tendendo a um equilíbrio.


  Vivências:
 Embora se trabalhe o pensamento formal, abstrato, não se deve excluir a vivência. O desenvolvimento do pensamento formal leva o Espírito aos elevados pensamentos da ciência e da filosofia. Todavia, para se trabalhar o "todo", o homem que pensa, sente e age no bem, faz-se necessário intensificar a vivência, para trabalhar o sentimento, buscando o equilíbrio entre razão e coração.


 Trabalhar o sentimento através de vivências mais amplas. Participar das atividades assistenciais, campanhas, promoções, etc... Visitar outras instituições, asilos, hospitais, lares coletivos, favelas, etc ...


  A caridade é o amor em ação e precisa de exercício. A assistência a pessoas necessitadas auxilia o desenvolvimento do sentimento fraternal, da solidariedade, do amor ao próximo. O processo de descentração se completa quando o jovem se volta para as necessidades do próximo, conduzindo ao amor doação, ao amor universal.


   As artes:
  Da mesma forma, as artes servirão de canal para a energia criativa do jovem, especialmente da energia sexual que desabrocha nesta idade. Propicie oportunidade de participação nas atividades artísticas como teatro, grupos musicais, coral e dança, conforme as aptidões naturais de cada um.


 Na literatura, a formação de uma biblioteca oferecerá o manancial riquíssimo da literatura espírita, em seus aspectos científico, filosófico e moral ou religioso.


  Procure incentivar a pesquisa diretamente nas obras básicas. O jovem deve conhecer Kardec diretamente de suas obras. Realize algumas pesquisas na Revista Espírita, levando os jovens a conhecerem todo o maravilhoso trabalho de Kardec.


  Mas explore também os romances Espíritas. Existe uma manancial fabuloso de conhecimento e cultura nos romances de Emmanuel, psicografados por Francisco Cândido Xavier e em outros romances como os de Yvone A. Pereira e Zilda Gama.


  O livro "Paulo e Estevão" nos dá uma visão fabulosa do cristianismo dos primeiros tempos, o romance de Paulo, as lutas dos apóstolos, a coragem, a determinação, a fé, a renúncia por amor ao Cristo, nos oferecem forças imensas nas tarefas que nos cabem hoje.


  Explore as obras de André Luiz com o pessoal da Juventude (2º ciclo). Promova estudos em grupos, debates, troca de idéias. Convide pessoas mais abalizadas para falar sobre as obras de André Luiz.


  Jornais:
  Participar de jornais ou boletins internos, escrevendo crônicas, artigos extraídos dos estudos em grupos, entrevistas, reportagens, etc, abre um campo de trabalho propício ao desenvolvimento de muitas qualidades interiores.


  O jovem precisa participar, atuar de maneira intensa para trabalhar sua energia criativa.


  Participação nas demais atividades da casa:
  A casa espírita deve abrir suas portas à participação do jovem em todas as suas atividades: doutrinárias, assistência espiritual, serviço assistencial, preleções, estudos, etc...


  O Espírito que retorna, traz um programa de vida que inclui o seu trabalho na casa. Ao adulto cabe abrir caminho e oferecer oportunidades de trabalho a esse jovem. Será ele o futuro dirigente, o futuro diretor de departamento, o futuro trabalhador das diversas atividades da casa.


 Nesse sentido, o jovem já deve vivenciar uma liderança democrática e cristã, sem personalismos e autoritarismos desnecessários. O clima de trabalho deve ser sempre de fraternidade, amizade e cooperação.


  "Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem" nos disse Jesus.


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  Em qualquer fase ou idade, não podemos perder de vista que o Espírito renasce com um programa de vida baseado em suas necessidades evolutivas, possuindo tendências próprias, áreas de comprometimento moral ou intelectual em que deverá se desenvolver com maior empenho, podendo apresentar bloqueios em outras áreas. 


 O respeito à individualidade é fundamental. (Fonte: Walter Oliveira Alves. In: Prática Pedagógica na Evangelização).


 

 
 
 
 
 
 
Fonte: C.V.D.E.E.
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
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