Conteúdo Programático
 
 
Maternal - 3 a 6 anos
 
 

   As crianças pequenas, até os 7 anos, possuem características psicológicas bem marcantes e devem ser trabalhadas de maneira especialíssima.


   Vivências:
   As atividades deverão ser vivenciadas e não apresentadas como "aulas teóricas". Devemos colocar a criança em situações que a levem a vivenciar, dentro de seu grupo social, os princípios que a Doutrina Espírita nos aponta. A criança não aprenderá por meio de exortações e aulas teóricas, mas poderá compreender aquilo que é capaz de vivenciar, de viver na prática.


   Movimento, ação:
   Ela adora movimento e ação. Estando o seu corpo físico em rápido desenvolvimento, tudo na criança quer movimento, ação, atividades que envolvam os órgãos dos sentidos, que estão em franco desenvolvimento.


   Percepção sensorial, intelectual e afetiva:
  Ela compreende o mundo como ela o vê e sente através da percepção, não apenas sensorial e intelectual, mas principalmente afetiva, ou seja, ela não percebe o mundo apenas pelos sentidos e pelo intelecto, mas pela emoção que o momento suscita, sentindo a vibração do ambiente.


    O amor:
  O aspecto emocional e afetivo predomina sobre o aspecto intelectual. O amor é fundamental para o desenvolvimento dos sentimentos nobres do Espírito reencarnado, o amor e o carinho do adulto alimentam as regiões superiores da alma, o superconsciente onde se localiza o ideal superior, o "Reino dos Céus", a essência Divina que todo Espírito possui em si, filho de Deus que é.


   Ambiente e exemplo:
   O ambiente evangelizador e o exemplo do adulto são fundamentais. Os estímulos do meio atingirão os impulsos que estiverem em condições de serem ativados. Tudo o que acontece à sua volta, os exemplos que observa, as vibrações que a envolvem atuarão no desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Vibrações de teor elevado despertarão os impulsos superiores que o Espírito já possui e propiciarão o desenvolvimento dos sentimentos elevados do superconsciente, visto ser a criança um ser perfectível.


   Atividades de cooperação:
   Procure promover atividades de cooperação ao invés de jogos competitivos. Atividades em que ela precise do outro e, ao mesmo tempo, perceba que o outro precisa dela, são antídotos contra o orgulho e o egoísmo. Atividades de cooperação em ambiente de afeto e respeito mútuo auxiliarão o processo de descentralização e desenvolvimento espiritual da criança, preparando o longo caminho para a autonomia moral e intelectual na idade adulta.


     Literatura:
  Nas histórias, destaque a ação (exemplo) dos personagens. Não será por meio de exortações e preceitos morais que se educará a criança. Ela se "ligará" àquilo que estiver vendo e sentindo no momento. O exemplo dos personagens, suas qualidades interiores, atuarão de maneira muito forte na criança. A fantasia é maravilhosamente aceita pelas crianças pequenas. Compreendemos aqui por fantasia, a forma de se ensinar algo que o intelecto ainda não está pronto para entender racionalmente. O Espírito em sua fase infantil não consegue compreender conceitos abstratos, nem trabalhar de forma racionalmente pura. Contudo, somos de opinião que não precisamos usar os termos "fadas" ou "gnomos", mas falar francamente em Espíritos, Espíritos da Natureza, Espíritos protetores como anjos da guarda, etc... As histórias e contos voltados principalmente para a natureza, podem levar a criança a compreender e sentir aquilo que o intelecto somente não está pronto para entender. Não tente "explicar" nem trabalhar conceitualmente. Apenas conte. A compreensão do conteúdo narrado virá dos sentimentos, das emoções provocadas pelo conto.


   A poesia já deve ser utilizada desde pequena. Mas nunca forçando a criança a decorá-la. Declame para ela, se possível em meio à uma história interessante. Leve-a a gostar, a sentir prazer em ouvir poesia. Mas lembre-se, a poesia tem ritmo e declamá-la é uma arte. Da mesma forma que o conto, não tente "explicar" uma poesia. O seu valor está na recitação e não devemos dar uma explicação abstrata de uma poesia. A poesia trabalha razão e coração ao mesmo tempo. Ela deve ser sentida. Mas se pretende trabalhar com a interpretação da poesia, não o faça na hora de declamar. Deixe a criança trabalhar a recitação, saborear o ritmo próprio de cada poema, a beleza da métrica e da rima, a graça, o encanto, o sentimento que a poesia suscita. O ideal seria já ter trabalhado antes o necessário para a compreensão da poesia. Na hora de declamar, apenas sinta a beleza do aspecto artístico da poesia.


   Teatro e dramatização:
  Introduzir o teatro através de pequenas esquetes ou dramatizando as próprias histórias contadas. O teatro de fantoches dará ótimos resultados. No trabalho com o fantoche não apenas apresente, mas deixe a própria criança manipular o fantoche, reproduzir as histórias contadas e  criar suas próprias histórias.


   Música:
   Na música, a criança pequena se ligará mais ao ritmo do que à melodia e a letra. Músicas com gestos, rodas cantadas e danças. Se possível, formar com esta turma uma bandinha rítmica. A música suave e calma deve ser utilizada como "fundo" nas atividades de artes plásticas.


   Dança:
  A dança atuará no sentimento estético da criança. Ao ligar a música à expressão corporal estamos trabalhando com a energia criadora do Espírito, que se exterioriza no espaço, através da expressão corporal.


   Artes plásticas:
   Nas artes plásticas utilizar principalmente a modelagem e a pintura, trabalhando as formas e as cores em atividades criativas. Permear com recorte, colagem, dobraduras, montagens, trabalhos com sucata, etc.
   Utilize música ambiente, de preferência clássica, durante as atividades.


   Aulas passeio:
   Promova passeio junto à Natureza, em parques ou chácaras. Não restrinja as atividades às quatro paredes de uma sala. Passeie com as crianças pelas redondezas.


   ***


  Cada dia de atividade deve ser preparado com atividades diversificadas e criativas, procurando manter o entusiasmo, o interesse, a vontade de participar.
  Exemplo: Inicie com música, poesia e a prece. Introduza o conto e a dramatização, seguindo com modelagem ou pintura.
   Termine com música ou atividade lúdica... Crie um ambiente de alegria e fraternidade, de modo que a criança queira voltar. Cative-a. Lembre-se que ela possui  o gérmen da perfeição, dentro de si. Explore a sua capacidade. Nos exemplos de atividades demonstramos como conseguimos trabalhar temas aparentemente complicados como desencarnação, mundo espiritual, perispírito, etc... com as crianças pequenas. O resultado é surpreendente.


    Educar para a responsabilidade:
  Procure também escolher entre as crianças os ajudantes do dia, sempre em rodízio. Estaremos despertando a criança para a noção de trabalho e responsabilidade. Não imagine que é muito cedo para isso. Mesmos as brincadeiras, os jogos, estão trabalhando o íntimo do Espírito, preparando-o para as responsabilidade futuras que o aguardam.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo (C.V.D.E.E.).
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
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