Conteúdo Programático
 
 
Aula de Evangelização sobre Bullying
 
 

   Segue abaixo uma dinâmica, na qual podemos explorar a FINALIDADE ÚTIL DAS DIFERENÇAS. Essa dinâmica, bem como a historinha foram retiradas do site, porém com pequenas adaptações para explorar o seu objetivo, que é focar no tema respeito e bullying. A dinâmica é de fácil execução, e bem direcionada para crianças menores, no caso o maternal, por se tratar de desenhos manuais... Durante a mesma você poderá explorar os temas referidos, iniciando pela FINALIDADE DAS DIFERENÇAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA, adentrando no BULLYING, e culminando ao falar no RESPEITO E LEI DE AÇÃO E REAÇÃO (de forma adequada à idade).


A DINÂMICA DA COR


    MATERIAL NECESSÁRIO:


    - Giz de cera de tamanhos iguais, pelo menos um para cada participante;


    - Folhas sulfites ou ofícios brancos.


    PASSO 1:


    Distribua um papel para cada evangelizando e peça para que cada um escolha apenas uma cor de giz.


    Posteriormente, peça para os mesmos desenharem o céu, o mar, a mata, um barquinho e acrescentarem outros itens de sua preferência. Os mesmos devem fazer todo o desenho com apenas uma cor. Peça para a turma falar a respeito dos desenhos e como os mesmos sentiram nessa missão.


    PASSO 2:


    Em seguida peça para os evangelizandos olharem um para o outro. Assim como as cores, cada um é diferente.


    Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele...


    PASSO 3:


     Agora peça que os evangelizandos comparem a sua cor (veja se os mesmos irão olhar para cor da pele ou para a cor do giz). Faça-os observar que todos os gizes são da mesma matéria e do mesmo tamanho.


   Diga que se cada um tivesse apenas o azul, a natureza não seria sem graça? As outras cores complementam a harmonia da natureza.


   Assim são os homens, se todos fôssemos idênticos uns aos outros, (como irmãos gêmeos) não seria sem graça? Todo mundo com mesmo rosto, igualzinho, com o mesmo temperamento... todo mundo nervoso, ou todo mundo preguiçoso... como seria chato! Imagine um desenho animado com todos os personagens com a mesma cara?


   Existe a diferença para que uns ensinem para os outros alguma coisa... se eu me comporto bem, ou executo bem determinada tarefa, ensino para aquele que não sabe, e ele por sua vez me orienta naquilo que ele faz melhor! Aprendemos com a diferença. Não existem pessoas melhores que as outras, existem pessoas diferentes em determinados aspectos, que tem pontos positivos e negativos, ambas. Por isso devemos RESPEITAR SEMPRE TODOS, pois somos diferentes uns dos outros, por isso que a vida é interessante. Haverá cores iguais e diferentes, assim também é o Homem. Uns mais ricos outros menos. Uns de estatura alta, outros baixa.


    Quando mal tratamos um colega por ele ser diferente fisicamente de nós, pensamos que ele é pior do que nós, e não é verdade! Ele possui qualidades que superam e muito as nossas, e nós também temos outras que ele não possui. Devemos aprender uns com os outros, além do que, aquilo que fizermos aos outros repercutirá e voltará para nós: a agressão cometida, o desprezo desferido, a discriminação... Seremos tratados conforme tratemos as pessoas.


    Peça outros exemplos dessa natureza... Haverá muiiiitos.


    Finalize solicitando que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... Cada cor tem sua função, todas são necessárias.


   Não somos um mais importante que o outro, somos todos necessários na grande seara do Mestre Jesus.


***


   Você poderá utilizar como culminância a "Historinha de Lourdinha", descrita logo abaixo. Optamos por uma historinha mais suave, por se tratar de uma turma de maternal, onde o bullying, não tem tanta agressividade física, como observamos em crianças maiores... Ao final, pergunte se eles conhecem alguma “Lourdinha” no colégio, e se já pararam para saber, como Marta, dos motivos de Loudinha ser diferente, aproveitando para reforçar a conduta positiva de Marta, que antes de julgar e discriminar, buscou ajudar!


***


A HISTÓRIA DE LOURDINHA


    Lourdinha era uma menina de 07 anos e cursava a primeira série do Grupo Escolar Maria Madalena e sempre ia para a escola com o uniforme desarrumado e sujo, os cabelos despenteados...


    Marta também estudava na mesma escola e na mesma sala da Lourdinha e ia sempre arrumada, cheirosa, de banho tomado, com o uniforme limpinho e bem passado e cabelos penteados...


    Os amiguinhos da sala nunca chegavam perto de Lourdinha, caçoavam dela, faziam ficar sempre sozinha.


    Marta sempre observava como Lourdinha era triste, como ela parecia se sentir muito, muito só, pois sempre estava ao longe observando os amiguinhos brincarem e rirem juntos.


    Marta era uma menina super alegre, bondosa, amiga e nunca gostava de ver crianças tristes e sempre que observava que alguém estava triste dava um jeitinho de ir se chegando, se aconchegando para saber o que é que estava havendo, e estava querendo fazer isso com Lourdinha. Queria saber porque ela era tão triste e tão mal arrumada...


    Daí que Marta se pôs a campo para saber tudinho sobre Lourdinha, só para poder ajudá-la, mas sem que ela percebesse... Sabem o que ela descobriu?


    Nããoo?!!! Uhmmm vou contar, tá?


    Marta descobriu que Lourdinha morava numa casa bem, bem longe da escola. Descobriu também que ela morava só com seu pai, pois sua mãe já havia desencarnado e morava agora no Mundo Espiritual. E o pai da Lourdinha saía muito, muito cedo, para ir trabalhar e era Lourdinha sozinha quem se arrumava para ir à escola e como não havia quem lhe orientasse para tomar banho antes de ir para a escola, para pentear os cabelos, para lavar seu uniforme e passá-lo, por isso que ela chegava suada ao colégio, amarrotada e com um cheirinho meio esquisitinho...


    Descoberto isso Marta se pôs a ver como poderia ajudar Lourdinha e foi falar com sua mãe sobre a coleguinha triste e de que forma elas poderiam ajudá-la.


    Dona Vera, então, combinou com Marta de irem fazer uma visita para a Lourdinha, mas em uma hora em que o pai dela estivesse por lá.


    Que será que aconteceu nessa visita? Vocês sabem?


    Pois é, isso mesmo, Dona Vera propôs ao pai de Lourdinha que ela, Vera e Marta poderiam ajudá-lo a orientar a Lourdinha nos cuidados que ela deveria ter. O que o pai da Lourdinha agradeceu muito, pois precisava realmente trabalhar para poder manter o sustento da casa e não estava conseguindo orientar bem a filha.


    Assim, Dona Vera e Marta trataram de conversar com a Lourdinha, que ficou muito feliz em poder contar com quem pudesse lhe ajudar e tirar suas muitas dúvidas e foram as três separar as roupas da Lourdinha na gaveta, tirar as que estavam sujas, passar as que estavam amarrotadas...


    No outro dia, ao chegar à escola, qual não foi a surpresa de todos: ó!! Diziam como estava cheirosa e arrumada a Lourdinha e como estava mais bonita com um ar de felicidade e um sorriso grandão no rosto!!!


    E com isto Lourdinha, ao invés de ficar longe observando as crianças brincarem, passou a ficar juntinho delas brincando também.


    E Marta também ficou super feliz em ter podido ajudar alguém e trazer alegria também.


    BOA AULA!

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
Centro Espirita Fraternidade © Copyright 2012 Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing Tecnologia LTDA.