As técnicas de avaliação são formas ou meios utilizados para operacionalizar a avaliação, tendo como base os indicadores e os objetivos propostos.
Na escolha de uma técnica de avaliação é de fundamental importância "o que" se deseja verificar. Conforme a habilidade ou competência a ser avaliada, uma técnica deve ser escolhida. Pode ser:
A) de conhecimento - evoca informações teóricas, estruturas, fatos específicos, critérios, princípios etc.;
B) de compreensão - refere-se ao entendimento de uma mensagem contida numa comunicação e não apenas o repetir de palavras;
C) de aplicação - diz respeito à habilidade para usar abstrações em situações particulares e concretas;
D) de análise - é a capacidade de desdobrar uma comunicação em suas partes ou unidades (processo de análise);
E) de síntese - capacidade de organizar as partes de uma comunicação em um todo (processo de síntese);
F) de julgamento - refere-se à habilidade para fazer julgamentos ou emitir juízos de valor sobre um fato, assunto ou acontecimento.
CECÍLIA ROCHA em "Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil" - p. 26 - FEB - Rio de Janeiro - 2011. |