Conteúdo Programático
 
 
Como Montar um Plano de Aula
 
 

     1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


      O conteúdo básico deve respeitar a Doutrina Espírita e estar baseado nos livros da Codificação:


      * O Livro dos Espíritos


      * O Evangelho Segundo o Espiritismo


      * O Livro dos Médiuns


      * O Céu e o Inferno


      * A Gênese.


   2. CONTEÚDO COMPLEMENTAR


   Pesquisar material adequado à faixa etária tendo o cuidado de analisar os livros, revistas, sites, visando sempre o esclarecimento e o desenvolvimento da criança. Dicas:


      * Apostilas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil da Federação Espírita Brasileira (FEB);


      * Apostilas de Evangelização da Editora Aliança;


      * Coleção Brincando e Aprendendo o Espiritismo (7 a 11 anos) e Jesus já falava em Espiritismo (12 a 15 anos), coleção composta por 8 livros editados pela Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).


   3. PLANEJAMENTO DO TRABALHO


      O planejamento envolve:


          A)  A escolha do ciclo que se vai dar aula;


          B)  Conhecer as características psicológicas da idade com a qual vai trabalhar;


          C)  Adaptar-se ao local/espaço e à diversidade das crianças;


          D)  Conhecer os companheiros com os quais vai trabalhar;


          E)  Escolher o programa a ser desenvolvido;


          F)  Estudar os assuntos contidos nas aulas;


          G)  Adaptar as aulas para a realidade de sua classe;


         H) Participar de reuniões com os outros evangelizadores para troca de experiências e busca de auxílio;


          I)  Manter-se motivado.


   4. O PLANEJAMENTO DA AULA


      A aula deve ser planejada em função das necessidades e da realidade apresentada pelas crianças, prevendo-se estímulos adequados a fim de motivá-las a criar uma atmosfera de comunicação entre evangelizadores e crianças que favoreça a aprendizagem, levando-se em conta as disponibilidades da Casa Espírita (salas, evangelizadores, tempo, recursos).


    Toda atividade bem planejada traz resultados satisfatórios. Naturalmente o planejamento não deve ser rígido e inflexível, que poderá ser modificado para atender às reais necessidades das crianças.


      O PLANEJAMENTO DEVERÁ PREVER:


      * Os objetivos gerais a serem alcançados pelas crianças;


   * Os conteúdos para o desenvolvimento do programa do ciclo para um período determinado;


      * Os procedimentos ou técnicas passíveis de serem utilizados e os recursos de ensino.


      O PLANO DE AULA DEVERÁ CONSTAR:


       * Escolha, estudo e elaboração da aula;


     * Escolha e preparo do material didático a ser utilizado e das várias fases em que se divide a aula;


      * Gravuras; 


      * Cartazes;


      SUGESTÕES DE ATIVIDADES


      * Visita a um parque ou chácara ou até a um Jardim Zoológico – Levar a criança ao contato direto com a natureza. Durante o passeio sugerimos as atividades:


        # Observação – Levá-las a observarem todas as coisas criadas por Deus: a grama, as árvores, a água, os animais, as aves, etc. Deixá-las tocarem no que for possível, sentindo o tato, cheirando, soprando, olhando... O elemento intuitivo entra em ação. Lembre-se que você é um modelo para a criança. Ela respeitará a natureza se observar que você a respeita.


       # Conversação – Depois de observarem bem, pedir que façam um círculo sentando-se sobre a grama. Aproveite os instantes para vivificar os ensinamentos da aula. Elas podem fechar os olhos e procurar sentir cheiros ou barulhos. Depois dizerem o que sentiram.


       # Coleção de amostras – Cada criança deverá receber uma sacolinha para recolher os materiais. Devem recolher diversos materiais possíveis: folhas, pedras, areia, flores soltas, penas...


    Atividade na sala – Selecionar o material recolhido no passeio, analisá-los, classificando-os em: os que não tem vida (minerais) e os que tem vida (vegetais e animais).


           Criatividade – As crianças poderão fazer um painel em grupo (colagem), colar folhas, usando a imaginação.


           Relaxamento e Silêncio;


           Auto-avaliação – Comentários sobre o que cada um achou, como se comportou...


      * Quando a aula for sobre animais – Levar pequenos animais vivos, como por exemplo: um cachorrinho, coelho, aquário, se possível passar um filme sobre animais, sua importância na natureza.


          * Quando a aula for sobre a natureza – Leve vasinhos, terra e sementes e plante-as com a turma, regando-as para observar seu crescimento.


         * Horta – Quando há um espaço fora para plantar legumes, é uma ótima oportunidade para as crianças exercitarem seus sentidos, sua sensibilidade e socialização.


           * Dobraduras – Comece ensinando dobraduras fáceis, depois de treinadas, aumente o grau de dificuldade, mas sempre mostrando como se faz.


        * Recorte e colagem – Utilize revistas, jornais e gravuras. Na colagem a criança trabalha com formas prontas, como quando se constrói estruturas com blocos de madeira. Monte painéis sobre diversos temas em estudo. Ex.: Deus, prece, amor...Outra ideia é você levar desenhos já impressos para que as crianças colem materiais variados, tais como: algodão, feijão, palitinhos, areia, glitter, pedrinhas, papéis picados formando um mosaico, retalhos de tecidos...


          * Elaboração de quebra-cabeça – Pregue uma figura em cartolina, ou material mais resistente, depois recorte as peças. Inicialmente poucas peças para que os pequeninos possam montar com facilidade, com o passar do tempo eles mesmos poderão cortar em mais pedaços para montarem. As crianças podem ajudar a fazer joguinhos de concentração, de memória, fazer livrinhos...


           * Pintura – Há diversas técnicas. Prepare a sala anteriormente forrando as mesas com jornais, mantenha água e panos para a limpeza por perto. O ideal é que nesse dia as crianças possam ir com roupas velhas ou que haja uma proteção plástica na blusa. No início elas aprendem a manejar o pincel, conhecer cores, treinar sua coordenação. Depois aprendem as técnicas (você pode acessar o site do CVDEE – Evangelização Infantil que encontrará várias técnicas de pintura).


            * Maquete – Pode-se fazer com papel, argila, madeira...


   *Modelagem – Com argila, preferencialmente, pois elas podem ser pintadas posteriormente, ou massinha caseira (as próprias crianças podem ajudar a fazê-la).


          * Montagem com sucata – Aproveita-se quase tudo como matéria prima: tampinhas, palitos de sorvete, clips, garrafas plásticas, carretéis, brinquedos velhos, potinhos de iogurte, botões, tubo de papel higiênico... Ex.: Uma lata é transformada num porta-escova se for enfeitada; um tubo de papel num porta guardanapo; caixinhas, tampinhas e copinhos se transformam em um carrinho; dois copos de iogurte unidos por fita crepe com feijões dentro transforma-se em instrumento rítmico.


          * Estorinhas encenadas – Estórias contadas com gravuras ou fantoches, bonecos de vara, teatrinho de sombra...


      * Poesia, parlendas, quadrinhas – Não leia a poesia, declame-a, pois ela tem ritmo. Sugestão de livros: Pai Nosso, Meimei – Francisco C. Xavier.


    * Música – Formação de uma bandinha rítmica. Os instrumentos podem ser confeccionados com material de sucata. Além disso, pode-se usar uma música de fundo durante as atividades de artes plásticas. Procure trabalhar os sons da natureza. Grave-os para que eles adivinhem de que se tratam: grilos, latidos de cães, canto de pássaros, sons metálicos... Trabalhe a diferença de sons: metal, madeira, instrumentos musicais. Diferença entre ruído e música.


          * Dança – Opte por danças criativas, brincadeiras de roda, expressão corporal ou primeiros passos: imitação de gestos, dança livre.


          * Teatro, dramatização – Os pequeninos adoram. Você poderá confeccionar roupas com papel crepom. Poderá confeccionar máscaras (coroas), usando a técnica de recorte e colagem, para que as crianças as pintem, para sepois serem usadas no teatro. Pode-se contar uma estória ligada ao tema do dia e depois pedir para que a dramatizem. Apresentar personagens aleatórios para que dramatizem: macaco, estátua, passarinho voando, gato; e ao bater palmas elas deverão trocar a imitação. Use sua criatividade!


             * Exposição de trabalhos – Faça um varal didático, pois eles gostam de mostrar do que são capazes!


        * Atividades de interação entre as crianças e os adultos – Passeios no campo, exposição, atividades artísticas...


            * Integração com a família – Manter os pais informados dos projetos das crianças. Pedir que trabalhem com as crianças em casa o tema trabalhado em sala, no dia a dia.


              * Diálogo e mímica – Cochichar no ouvido da criança o nome de um animal, depois cada uma deverá fazer, por mímica a representação do bicho para que as outras adivinhem.


            * Brincadeira de piquenique - Leve suco, frutas e aproveite o ensejo para entrar no mundo infantil levando ensinamentos morais e também procurando conhecer o evangelizando.

 
 
 
 
 
 
Fonte: Centro Espírita Fraternidade
EDITORIAIS
 
DIA NACIONAL DO IDOSO

A lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu artigo primeiro instituí o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano.

Dessa forma, pelo costume comemora-se em 27 de setembro e por lei em 1º de outubro.

JANEIRO BRANCO

Depois do outubro rosa e o novembro azul, surge o janeiro branco que é uma campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental.

31 de Outubro: Dia do Evangelho

O dia 31 de Outubro agora no Brasil, após a Lei número 13.246/2016, fica instituído o como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em seu artigo 20 fala sobre a ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.



 
 
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